CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica

Eventos

Capa CICOP.png Encontram-se disponíveis, para download gratuitamente, os Anais do III Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural - CICOP Brasil.O evento, ocorrido entre 9 e 12 de novembro deste ano, foi organizado pelo PPGH e pelo Departamento de História da EFLCH na figura do grupo de pesquisa CAPPH, e pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo do IFSP, na figura do grupo de pesquisa parceiro NEPIM. Os Anais pode ser acessados no Repositório Institucional da UNIFESP, neste link: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62226 

Sobre o Capph

CAPPH é um acrônimo para “Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica”, título oficial do grupo de pesquisa. O CAPPH foi organizado em 2011, pelos professores Manoela Rufinoni e Fernando Atique, docentes na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – EFLCH - da UNIFESP. No mesmo ano, o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq certificou sua existência (goo.gl/5fK2e1). Com o desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação em História e História da Arte na EFLCH, em pouco tempo, o CAPPH tornou-se um centro de pesquisa intenso, congregando graduandos, mestrandos, pós-doutorandos e colaboradores estrangeiros, permitindo o estabelecimento de redes de pesquisas nacionais e internacionais.

Em 2018, face das especificidades das pesquisas, o CAPPH tornou-se um grupo do Departamento de História da EFLCH, participante do Lab.Hum, o Laboratório de Humanidades Digitais da UNIFESP.

Em termos de suporte às pesquisas, o grupo conta com expressivo número de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP -  para Iniciações Científicas, Mestrados, e Auxílios Regulares à Pesquisa, além de Auxílios à Publicação de Livros e de Participações em Reuniões Científicas. Também temos recebidos fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES - e do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq.

Ações do Grupo

O CAPPH aborda diversos temas relacionados às histórias da cidade, da arquitetura e da preservação de bens culturais, evidenciando relações existentes entre estas três vertentes investigativas. Além de aprofundar o estudo histórico e historiográfico sobre a cidade, a arquitetura e a preservação, o grupo busca alicerçar a compreensão da cidade e da arquitetura, oferecendo subsídios para uma análise crítica e criteriosa sobre os processos de transformação, reconstrução e intervenção sobre as preexistências edificadas, bem como para a compreensão das ações públicas sobre os espaços, com privilégio temporal entre 1870 e 1970. Para tanto, a investigação sobre os atores sociais da produção, gestão e alteração da cidade bem como a análise das redes internacionais dos profissionais urbanos encontram foro privilegiado dentre as pesquisas. A interação com o grupo HIMACO da EFLCH -UNIFESP, que trata da História Urbana e das Geotecnologias, tem permitido ao CAPPH integrar colaborações efetivas dentro das Humanidades Digitais, tema emergente nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

 

Contato

Grupo de Pesquisa CAPPH

Laboratório de Humanidades Digitais

EFLCH - Campus Guarulhos da UNIFESP

Endereço: Estrada do Caminho Velho, 333 - Sala 330

Guarulhos / SP

 

E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Facebook: www.facebook.com/groups/capph/

Instagram: @capphunifesp

Canal do Youtube: Grupo CAPPH_UNIFESP

 

WebSite Desenvolvido por: Rafael Conti

WebMasters: Fernando Atique e Armando Jr

                 

CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica - versão 2.0

Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP - CEP: 07252-312

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 

Sobre o portal | Comunicar erros no site